Pesquisar este blog

Acessos no Blog! !

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ser ou não ser? Eis a questão ! - Crescimento espiritual (parte II)

Na reunião da Célula que aconteceu na casa de Taiane em 19/02/2011 tratamos da segunda parte do tema crescimento espiritual observando dois principios :
1) Deixar de agir como crianças e;
2) Só podemos crescer se estivermos ligado ao corpo de Cristo.

Essa reunião foi um pouco diferente das demais, pois foi a primeira que saiu do eixo casa de Nandinho-Zacarias-Marcio-César e aconteceu na casa de Taiane, essa inclusão é muito positiva, mas falta ainda incluirmos no roteiro das reuniões a casa de Paulinho e Rebeca, mas vai acontecer...outra novidade é que foi a primeira reunião ministrada pelo líder em treinamento, também foi a primeira que tive de cantar(" Sou prisioneiro do seu amor...pra sempre te amarei...") e nem choveu...kkkk!!! Por que tive de cantar? Quebra-gelo!!!! O quebra gelo foi realizado por Diana e por pouco não nos meteu numa fria...já pensou voltarmos pra casa debaixo de tempestades? Eu fico a me perguntar " por que cantar tinha que ficar logo comigo?
Agora vamos ao assunto...
Umas das postagens do início do blog fala sobre "ser como criança". Fala como devemos ter em nós o jeito alegre, espontâneo e sincero das crianças, fala como as crianças vêem os pais como heróis, como crêem que eles podem tudo, e outras coisas mais...mas nesta postagem vamos tratar de outra forma. Apontaremos como  devemos deixar de crianças para alcançar o crescimento espiritual... " O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.(Efesios 4:14-15)".


Olha, a alegria de criança e espontaneidade e as outras coisas devemos manter sempre, mas precisamos é ter cuidado de que como crianças não sermos atraidos por modismos, por conversas "bonitas", "pomposas" que venham nos distrair e assim tirar o nosso foco, que é Cristo. Outra coisa infantil que devemos evitar é o egocentrismo, achar que tudo tem que ser pra nos satisfazer, pois quem busca crescimento espiritual em Cristo Jesus tem que aprender a doar-se, precisa aprender a deixar as "birras" de lado..." Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.( I Corintios 13:11)".


Pensar como criança tem muito de fantasia, de irreal e se queremos deixar de lado isso e crescermos de verdade precisamos buscar conhecimento nas Escrituras Sagradas. Ler e meditar sobre a Palavra de Deus é regra para o crescimento.

É necessário deixar claro que "criancices" não acontecem somente com novos convertidos, pois há também pessoas que já tem anos de igreja e que que continuam teimosas, não cresceram, pararam no tempo. Ficar estagnado é um problema.  A Videira nos leva a procurar sempre mais em Cristo, é tudo muito dinâmico, num momento você é membro, depois você se vê numa função da célula-forte ou ainda se torna líder em treinamento, aí tem Encontro, tem cursão, tem CTL...tem domingo Kids, olha, é muito dificil participar de todas essas coisas e não mudar nada, essas experiências vão nos amadurecendo, nos fazendo crescer.

"Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
(I Corintios 12:27)"

"Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. (Efesios 4:16)"

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor."
(João 15:1-9)

O outro princípio tratado na Célula foi esse " Não podemos crescer se não estivermos ligados ao corpo de Cristo" e lembro que dei um exemplo de rabo de lagartixa ,que quando se tenta matar a lagartixa o rabo se desprende e fica balançando como se tivesse  vida própria, mas com o tempo os movimentos vão parando  até cessar de vez. A lagartixa até vive sem o rabo, mas o rabo sem a lagartixa está morto, NÃO SERVE DE NADA. A união faz a força, isso é verdade. Quando estamos juntos nos sentimos mais conectados, mais família, mais utéis e se por acaso algum estiver se sentindo fraco, tem sempre um irmão para alegrá-lo.  Ligados a Cristo somos alimentados com o amor, com a fé, com a esperança, com tudo que há de bom e perfeito porque Ele é bom e perfeito. O amor nos faz crescer , Glória a Deus !!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário