Pesquisar este blog

Acessos no Blog! !

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Aos jovens ( 1 João 2:14) ou Jesus: O assunto proibido


 Vivemos num tempo recheado de informação. Está com dúvidas? Vai na "internet", usa o google ( o grande oráculo digital)...Creio que estamos com mais acesso as informações do que capacidade para processá-las, e digo isso porque vejo uma multidão de pessoas alienadas perambulando por aí; pessoas que trabalham feito loucas e depois precisam ir para um bar para "aliviar" o stress, ou  então precisam se utilizar de algum medicamento controlado para ansiedade ou depressão. Precisam desesperadamente de diversão, de alegria, de qualquer coisa...que traga a sensação de prazer. Sim, se pesquisarem vão ver que o ritmo desenfreado em que estão levando a vida vai levá-las à morte. Se existe tanta informação sobre os efeitos das drogas por que tantos ainda se vão neste caminho? Se existe tantas informações sobre métodos anticoncepcionais porque tantas gravidez indesejadas? e tantos abortos mesmo sabendo dos riscos? Se todos sabem que bebidas alcoólicas e direção não combinam por que tantas mortes? As informações existem , mas não há capacidade, e em alguns casos, nem vontade para processá-las. A mente está parada, enferrujada, sem uso, sem capacidade de discernir o certo do errado. Pior ! vivem uma filosofia(maligna) de que não existe nem certo e nem errado, tudo são conveniências, TUDO É PERMITIDO.

O triste é ver que essa filosofia tem sido martelada na cabeça das crianças, dos adolescentes, dos jovens; através das redes sociais, das músicas, das programações nas emissoras de televisão, nos livros e até nas escolas...vemos nas propagandas de bebidas um público cada vez mais novo e sempre em festa, como se bebida fosse o caminho para a felicidade; temos músicas que não dizem nada com nada e recheadas de sensualidade e sugestão ao sexo, ou ainda melancólicas sobre amores perdidos; na televisão podemos ver novelas com enredos de traições, violência, crimes, drogas, sexo, mentiras e outros temas mais. e seriados de adolescentes onde os pais são ausentes e sem autoridade em relação aos filhos; os filhos não respeitam os pais e estão sempre em busca de namoricos, e ainda as escolas nestes seriados nunca são valorizadas, sempre são o cenário de brincadeiras, esportes, festas e, lógico, namoros, e a vida é completamente sem responsabilidade alguma; e os livros mais lidos entre jovens seguem um padrão muito parecido, só que mais complicado...

Estatísticas mostram que os  jovens estão lendo mais, mas essa, por incrível que pareça, não é boa notícia quando se analisa o conteúdo do que está sendo lido. Os livros que estão sendo lidos estão cheios de histórias tristes, melancólicas, macabras, cheias de trevas, com magias, relacionamentos com demônios (anjos caídos), deuses, mortes e rebeldia. Somente um assunto tem sido proibido para todos: Jesus Cristo!

A juventude pode ver tudo, saber tudo, fazer tudo, mas na desculpa de vivermos num país laico, Deus é um assunto impróprio inclusive no ambiente escolar. O jovem, a criança pode ver filme que haja demônios, morte e drogas, a escola pode sugerir, ou incentivar, leituras com tais conteúdos( afinal, são os livros mais vendidos), mas essa mesma escola NÃO PODE sugerir um livro que mostre Jesus Cristo como Salvador  da humanidade porque isso é considerado RELIGIÃO. A escola pode até falar de outras manifestações religiosas, pode desenvolver trabalhos com tais temas e tudo mais, tudo isso com o nome de estudo sobre as manifestações culturais...pode-se falar de santos e orixás,deuses pagãos, e até do diabo; mas falar que Jesus é Deus, falar que Ele morreu por nossos pecados; falar que Ele vive! Jamais! JESUS NÃO É CULTURA! Estas coisas só podem ser faladas na igreja, e olhe lá. Nem no ambiente de casa tais assuntos podem ocupar tanto tempo assim, pois creiam, tem muita gente que acha que Deus é coisa de gente velha, e que enquanto a pessoa é muito nova ela não deve se preocupar com Deus. Você fala para o indivíduo " Senhor Fulano, seu filho vem frequentando a célula, foi ao Encontro, e agora vamos ter o batismo. O senhor autoriza o batismo dele?" E o indivíduo responde: " Não! É muito cedo pra essas coisas..!." Esse mesmo indivíduo deixa a criança na rua até altas horas da noite sem saber ao certo onde ela está; esse mesmo indivíduo deixa a criança assistir qualquer programa na televisão, mesmo que tenha a advertência sobre a faixa etária; esse mesmo indivíduo leva a criança para um bar; esse mesmo indivíduo sabe que o tráfico de drogas recruta crianças e adolescentes, mas não procura saber quem são as amizades do filho; esse mesmo indivíduo que percebe que o mundo está cada vez mais perigoso, violento e incerto, só restringe o filho de ter um relacionamento maior com Jesus. Como pode isso acontecer com tanta informação?

Jesus Cristo é Salvação plena, não é mera filosofia, não é um conjunto de passos para uma vida melhor e saudável. Não é um mito! Ele é real! Não há salvação fora dele, mesmo que você não creia, Ele é ÚNICO caminho para o Pai(Deus). E ainda, sim, Jesus é uma revolução! Pois quem crê e confessa Jesus como Senhor e Salvador genuinamente, não mais buscará a paz nas drogas, ou nas bebidas; não vai viver de múltiplos relacionamentos; não viverá de mentiras e brigas; porém  vai desenvolver, sim, alegria, bondade, benignidade, domínio próprio...




sábado, 2 de fevereiro de 2013

Curso de Consolidação - Capítulo SETE

Aprenda a ser fiel

Uma vez que nascemos de novo, precisamos esquecer o passado e prosseguir para o alvo que está diante de nós; uma vez feito isso, fomos integrados à família de Deus crescendo em tudo para o qual fomos chamados; Ao estar nessa família maravilhosa precisamos praticar a ordem de Deus que é congregar; Após o congregar vemos que temos que ter uma vida cristã que pratica o perdão; Após essa prática aprendemos a estudar a Palavra de DEUS e por fim temos que aprender a ser fiel a Deus. 

Vamos dedicar essa ultima lição de consolidação falando deste tema. Porem gostaria de fazer uma consideração importante. Muitas pessoas fecham o coração ao falar deste assunto de tão importância pelo motivo de ser uma questão financeira. Não devemos fechar o coração para um dos assuntos que é mais mencionado na Bíblia, Ela, fala mais disso do que de fé e de salvação; isso porque ainda nos falta revelação do propósito que Ele tem para as nossas vidas em relação a esse propósito. 

Infelizmente existe uma mentalidade errada no meio dos brasileiros que confunde pobreza como uma virtude. Na verdade não é isso que a Palavra de Deus ensina; Ela ensina que a pobreza é uma maldição, ela entrou no mundo quando o homem caiu no pecado. Por outro lado a prosperidade é benção de Deus que estão reservadas para a vidas de seus filhos. 

Você agora é um filho de Deus, toda maldição em sua vida foi quebrada, por isso cada um de nós podemos usufruir das bênçãos da prosperidade de Deus. 

Isaias 1: 19 “ Se você quiser e me ouvir, você comerá o melhor desta terra 

Salmo 23: 1 “ O Senhor é o meu pastor e nada me faltará” 

Filipenses 4:19 E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. 

Todavia a promessa é para os filhos que se consagram a Deus e entregam tudo ao controle dele e que, por isso, já não são governados por Mamom, do deus deste século. A única maneira de nos libertamos de Mamom é entregar o dizimo e as ofertas a Deus. Com isso o tempo de escassez terminará em nossas vidas. 

Por que devo ofertar? 

  • Isso me faz parecido com Deus. 

“ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito..João 3;16” 

Deus expressou Seu amor por nós ofertando o Seu Filho. Seguindo o mesmo principio, ofertar também é uma maneira de expressarmos nosso amor por Ele.Praticando isso seremos parecidos com o nosso Pai, porem, ainda existem filhos que não se parem com Deus, seus corações não são completamente de Deus pelo fato de não manifestar tendo a mesma atitude. 
  •  O ato de ofertar direciona meu coração para Deus. 

Jesus disse: ...onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração. 

Jesus quis dizer o seguinte: se o meu coração está em Deus, então é para Ele que devo direcionar minhas ofertas. Seu coração é de Deus? Se for você deve aprender a ofertar. 



  •  O ato de ofertar honra a Deus. 

Honra ao Senhor com os seus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. Pv. 3: 9 – 10 

  • Ofertar é investir. 

Daí, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão. Lc.6:38 

  •  O ato de ofertar traz a benção de Deus em nossas vidas

PV. 22:9 O generoso será abençoado, 

Pv. 11: 25 25 A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado. 

  •  Ofertar é melhor do que receber 

At. 20: 35 Mas bem aventurado é dar do que receber.


O que a Bíblia ensina sobre o dízimo 

A palavra dízimo significa a décima parte de alguma coisa. Dez por cento de tudo o que nos vem às mãos deve ser entregue ao Senhor, uma vez que o dizimo é santo, ou seja, separado exclusivamente para Deus. Lv. 27: 32 

a. Os dízimos e as ofertas pertencem a Deus. 

Quando deixamos de entregar, estamos roubando a Deus. Se roubar do homem traz maldição, imagine roubar de Deus? 

Malaquias 3. 8 – 9 diz: Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais. 

b. O dizimo é diferente da oferta. 

O dizimo é dez por cento de tudo o que passa em nossas mãos, a oferta é algo que se dá alem dele. 

O dizimo é para proteção contra o devorador, enquanto a oferta é para prosperidade. Malaquias 3:11 diz que ao entregarmos o dizimo, o Senhor nos livrará do devorador. O dizimo é lei, e prova nossa fidelidade. A oferta demonstra o nosso amor e na verdade deveria ser maior do que o nosso dizimo. 

Enquanto o dizimo é proteção a oferta é uma semente. A Bíblia diz que aquele que semeia com fartura, colherá com abundancia. II Co. 9:6 

Porque devemos entregar o dizimo? 
  •  Porque Deus ordena 
Também todas as dízimas da terra...são do Senhor; santas são ao Senhor. Lv. 27. 3 
  • Porque Jesus era dizimista. 
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Mateus 23:23 
- Jesus veio cumprir a lei, logo, foi dizimista eu e você devemos seguir o exemplo Dele. 
  • Não entregar o dízimo é roubar a Deus. 
Malaquias 3:8 e 9 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda.
  • Porque devemos proteger o que temos. 
Malaquias 3.11 por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra, a vossa vide no campo não será estéril diz o SENHOR dos Exercitos. 

DICAS: 

  • Não fique guardando o seu dizimo. Entregue-o no primeiro culto após o recebimento do seu salário. I Co. 16:12
  • Você pode calcular o dizimo baseado no valor do salário líquido ou do bruto, mas a recomendação é a do bruto.
  • Ninguém tem autoridade para administrar o próprio dizimo, nem mesmo às ofertas. Quem administra é a casa do Senhor. O dizimo não deve ser dado para profetas, evangelistas itinerantes, orfanatos, asilos, ou qualquer outra instituição; o dizimo deve ser entregue na casa do Senhor 
  • O dízimo deve ser trazido à Igreja onde você é alimentado e cuidado. Entregar em outra Igreja é como se um homem casado desse seu salário a outras mulheres e não à esposa; é prostituição espiritual. 
  • Nenhum pastor teu autoridade para liberar uma pessoa de dar seu dizimo. Nenhum homem pode autorizar alguém de obedecer a Palavra de Deus. 
  • Deus é primeiro em tudo em nossas vidas, por isso a primeira coisa que devemos fazer é entregar o dizimo a Ele antes de pagar as outras coisas. 
  • O dízimo deve ser dado de tudo o que passa em nossas mãos. Isto inclui: horas extras,alugueis, herança,venda de bens móveis e etc. 
  • Ninguém pode determinar o que a igreja deve fazer com o dízimo. Ele é administrado pelo governo da Igreja e investido no próprio crescimento da mesma. 
  • Procure não ir à igreja de mãos vazias. Dt. 16:16 
  • Seja disciplinado e organizado. Sempre ao ir ao culto separe a sua oferta e esteja preparado para viver uma vida plena financeiramente. 
  • Se você não é um dizimista fiel, avalie o tipo de vida cristã que está vivendo. Uma vida cristã plena é medida pela disposição do coração em obedecer a DEUS em tudo. 
  • Deus nos pede 10% e deixa 90% para administrarmos. Na verdade Ele nos pede pouco e deixa a maior parte em nossas mãos. Os 90% desde que seja abençoado por Deus certamente teremos uma vida plena no SENHOR.

Curso de Consolidação - Capítulo SEIS


Como Estudar a PALAVRA


             A Bíblia é a Palavra de Deus, Ela é o alimento, plena revelação e a vontade Dele para o homem. Cada filho de Deus precisa aprender como estudar e aplicá-la e sua vida.
             II Tm. 3: 16-17 diz: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito habilitado para toda boa obra.

            Cinco formas de crescer com A Palavra de Deus.
Ouvindo
Lendo
Estudando
Memorizando
Meditando

ü  Como ouvir a Palavra de Deus.

Recebemos a fé ao ouvir a Palavra de Deus. “ De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de DEUS”
Portanto, ouvir a Palavra de Deus é vital. Por isso é preciso ir ao culto todos aos domingos, pois quando você ouve a Palavra pregada, ela gera fé em você para vencer os obstáculos.
O problema é que retemos apenas 5 a 10% do que ouvimos. Veja algumas dicas para melhorar o rendimento:
- Tenha fome de um forte desejo de ouvir a Deus.
- Abra a sua mente e coração. Uma pessoa de mente fechada e orgulho no coração pode ate ouvir mas não reterá a Palavra de Deus em sua vida.
- Concentre-se em ouvir. Aprenda a separar as preocupações da vida com a necessidade de avançar em Deus.
- Anote o que você estiver ouvindo. Tenha consigo sempre uma agenda para anotações
- Pratique o que você ouvir. Tiago. 1:22

ü  Como ler a Palavra de Deus.

Dt. 17: 19 .. e nela lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o Senhor, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir.

O texto nos mostra três razoes para lermos a Palavra: Para aprender a temer; Para guardar a Palavra e para praticá-la.

Muitos filhos de Deus nunca leram a bíblia do Gêneses ao Apocalipse. Isso mostra o lugar que a Palavra de Deus ocupa em suas vidas. Eis algumas sugestões para ler e reter a Palavra de Deus.
- Se você ler três capítulos por dia e quatro aos domingos, lerá toda a bíblia em um ano.
- Leia, sublinhe os textos que mais falarem com você. Ao fazer isso leia em um lugar tranqüilo.
- Ao ler você reterá até 30%. Faça isso diariamente com plano de leitura.

ü  Como estudar a Palavra de Deus.

Se desejamos reter mais a Palavra de Deus em nossas vidas precisamos estuda - lá, ao fazer isso reteremos até 50%.
Podemos ler a Palavra de Deus e também podemos ler estudando. Certo homem desenvolveu algumas perguntas que usava quando lia e estudava a Bíblia. Essas perguntas podem ser aplicadas em nossa própria vida.  Veja quais são:
- Há algum exemplo para que eu siga?
- Há algum mandamento para que eu obedeça?
- Há algum erro que eu precise deixar?
- Há algum pecado para que eu peça perdão?
- Há algum pensamento sobre o próprio Deus?
- Há alguma promessa de Deus para mim?

ü   Como Memorizar a Palavra de Deus.

Memorizar é guardar a Palavra de Deus no coração – Sl. 119:11
Quando enchemos nosso coração com A Palavra de Deus o pecado é facilmente derrotado, o inimigo não tem eficácia em sua tentação.
Existe um grande valor na memorização, nela reteremos até 100%.
Dicas:
- Aprenda a ler em voz alta.
- Escrever também ajuda na memorização.
- Escolha sempre um versículo, escreva em um cartão e repita varias vezes ao dia.
-  Aprenda a cantar a Palavra de DEUS.

ü  Como Meditar na Palavra de Deus.

Josué 1:8 diz Não cesses de falar deste livro da Lei,antes, medita nele dia e noite, para que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.

Meditar é prolongar um pensamento. Na pratica espiritual é você colocar a Palavra de Deus em sua mente e visualizá-la usando a imaginação.
A meditação envolve a personalização. Personalizar é colocar o texto na primeira pessoa, ou seja, referindo-se a si mesmo.  A maior parte dos textos bíblicos pode ser personalizados. No Salmo 91,por exemplo, você lê: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo,à sobra do Onipotente descansará” Personalizando, você dirá: Eu habito no esconderijo do Altíssimo e descanso à sombra do Onipotente.