Pesquisar este blog

Acessos no Blog! !

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Andar só e evangelizar

As pessoas não são iguais, nem exercem os mesmos "papéis" num grupo, nem manifestarão os mesmos dons, mas todos devem "falar" de Deus para as outras pessoas, evangelizar. É lógico que alguns farão isso com resultados melhores que os demais devido ao os dons, propósito de Deus, e características pessoais, mas a ordenança é : Ide/vão...

Em várias passagens das Escrituras a igreja é comparada a um "corpo"(1 corintios 12, Efesios, Colossenses...) com muitos membros, e cada membro tem um papel e é importante em suas funções. A pregação do evangelho sempre é vista como um trabalho de um grupo, dupla... O próprio Senhor Jesus Cristo não andou só, e quando enviou seus discípulos orientou para que não fossem sós; em Atos vemos Pedro e João andando juntos, e Paulo e Barnabé; Paulo sempre é descrito com companheiros na tarefa de levar o evangelho...

Na minha opinião a tarefa da evangelização não deve  ser feita só devido aos vários perigos envolvidos.
Que perigos?
● Perigo da vaidade, isto é se achar auto-suficiente, sem humildade.
● Perigo da solidão, a solidão é algo fora do propósito de Deus, um exemplo disso é a criação de Eva. E na analogia com o corpo uma mão tem grande valor para o bom funcionamento do corpo, mas ela separada do corpo é um apenas um membro sem vida.

● Perigo das tentações, em 1 Pedro 5:8 diz que "o diabo é como um leão, andando ao derredor buscando a quem tragar..." Vemos nos programas de vida animal, que os animais mais fáceis de serem atacados pelos predadores são os que estão sós, dispersos do grupo. Não é? Pois isso também acontece em nossa caminhada cristã, é mais fácil cair em tentação, pecado, aquele que anda só e alheio ao grupo.

● Perigo de pregar e desenvolver heresias, isto é se você está só estuda só, não troca seus aprendizados, suas leituras, conclusões com outros,  como você sabe que não chegou a conclusões erradas?
●●●●●
É verdade que há grupos que são mais nocivos do que andar só, por isso é preciso muito relacionamento com Deus e discernimento espiritual para conduzir os passos quer em grupo ou só. (mas o ideal é sempre acompanhado!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário